Translate

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O velho companheiro

                            E o que é triacetato de celulose mesmo? Bora para o Google:

“Filme fotográfico ou película fotográfica, (por vezes abreviado por filme ou película), utilizado em fotografia, é constituído por uma base plástica, geralmente triacetato de celulose, flexível e transparente, sobre a qual é depositada uma emulsão fotográfica. Esta é formada por uma fina camada de gelatina que contém cristais de sais de prata sensíveis à luz que chega a ela através da lente da câmera.”(Fonte: Wikipédia)
Ah tá.... Então posso dizer que o triacetato de celulose e os cristais de sais de prata são meus velhos companheiros. Velhos companheiros em viagens com a família, festinhas de aniversários de meus filhos, paisagens e mais paisagens...

Era um tempo pra lá de emocionante. Quem não viveu a fotografia analógica, onde usávamos o famoso filme fotográfico (ou seja o tal triacetato de celulose e seus amiguinhos), perdeu a emoção de:

-Fotografar sem saber se está bom;

-Acabar um filme e sair correndo para revelação;

-Esperar cinco dias para ficar pronto (inconcebível naquela época, a tal revelação em uma hora...nada, tinham que mandar o filme na caixinha para São Paulo, esperar o malote da segunda-feira, etc...);

-Buscar as fotos, que eram entregues dentro de um envelope;

-Abrir o envelope e verificar que um filme de 36 poses, lhe renderam 10 (ou quase isso) mais ou menos lindas fotos.

Era quase sempre assim: ‘Não é possível, moço, era um filme de 36 fotos e o senhor só me entregou 10 (ou quase isso)!!!”

“Senhora, sinto muito, mas a senhora está com problemas na hora de regular a abertura e a velocidade.”

“Como assim regular a abertura e velocidade??? Eu só apertei o botão da máquina. Tá certo que tive que abrir a máquina para botar o filme, tive que mexer mesmo na abertura da máquina...... mas velocidade???......caramba, moço, esta foto é de uma pose de minha família, tá todo mundo parado, cadê a velocidade ????????”...

O lado bom é que eu gastava bem pouquinho com a revelação de minhas fotos, pois a gente só paga pelas fotos que ficam mais ou menos lindas.


Agora me deu uma saudades do meu velho companheiro...